O sol é essencial para a vida na Terra. No entanto, seus benefícios não devem nos fazer esquecer seus perigos! Você sabia que existe camisetas de proteção UV que nos protegem dos raios solares Segundo a OMS, cerca de 130.000 melanomas e 66.000 mortes por melanoma e outros cânceres de pele são registrados anualmente em todo o mundo. A maioria deles é causada por exposição prolongada aos raios ultravioleta (UV).

A MELHOR PROTEÇÃO CONTRA O SOL É A ROUPA

Para a proteção da pele contra os raios UV e o calor, as roupas são a solução ideal. Mais eficazes que os cremes, elas param a radiação e fornecem proteção duradoura! Mas nem todos os tecidos têm o mesmo efeito. Mais do que a natureza das fibras, o que importa é a densidade da tecelagem. Em suma, uma calça térmica é melhor do que um vestido de chiffon transparente.

O QUE É CAMISETA DE PROTEÇÃO UV?

As roupas de proteção UV não são como nossa roupa todos os dias. Elas são projetadas para parar a radiação UV graças a diferentes características.
As fibras são geralmente sintéticas (poliéster ou poliamida) e a malha é mais firme.

As cores escuras são preferidas porque elas melhoram a UV. Os tecidos são mais espessos e, portanto, mais pesados ​​para fornecer proteção UV mais eficaz. Além disso, o tratamento com aditivos como bemotrizinol, bisoctrizol ou mesmo dióxido de titânio, permite fortalecer as características da roupa absorvendo ou refletindo os raios. A radiação UV é composta pelos raios UVA e UVB, o UVA penetra na pele até a derme e acelera o envelhecimento, o UVB atua na epiderme e estimula a produção de melanina.

A CAMISETA DE PROTEÇÃO UV É REALMENTE EFICAZ?


As roupas fornecem proteção contra os raios UVA e UVB, mas algumas podem não protegê-lo tanto quanto você pensa. Uma camiseta de algodão branco claro, por exemplo, oferece proteção contra os raios UV entre 4 e 7, o que é muito pouco. Então, sim, a pele pode queimar mesmo se você usar roupas. Já a eficácia das roupas de proteção UV é marcada com um índice de fator de proteção ultravioleta, semelhante aos filtros solares. Varia de 15 a 50 ou mais, dependendo da proteção fornecida. Quanto mais alto esse índice, mais radiação é interrompida e a pele fica protegida das queimaduras solares.

ROUPA E SOL: ESCOLHENDO A COR CERTA


Qual a cor que você prefere ao sol? Cores claras refletem luz, tons escuros a absorvem. Os pesquisadores descobriram que, quando está a 38° C do lado de fora, a temperatura de um vestido branco é de 41 ° C, enquanto no preto chega a 47 ° C! Portanto, estaremos mais quentes em uma camiseta escura do que em uma camiseta clara.

No sol, há vários elementos a serem levados em consideração: calor, que provém principalmente do infravermelho, e radiação, que tem uma parte visível e uma parte invisível (ultravioleta A, B e C). Proteger-se dos raios UV é essencial, mas proteger-se do calor também é essencial, porque pode ser perigoso.

Para evitar a famosa “insolação”, a escolha de roupas é essencial! Para regular a temperatura do corpo e mantê-lo a 37 ° C, o corpo usa um mecanismo muito eficaz: a transpiração. É a evaporação do suor que refresca o corpo. Por isso, é essencial usar roupas que deixem o ar circular. Uma calça thailandesa, um chapéu grande, é o essencial de um guarda-roupa de verão!

A IMPORTÂNCIA DA PROTEÇÃO UV

O Instituto Americano chama a atenção dos consumidores para as etiquetas de roupas feitas com tecidos anti-UV: elas devem ser claras e indicar o fator de proteção solar, que informa sobre a quantidade de radiação absorvida pela roupa. Essas roupas geralmente também são reconhecidas pela textura do tecido, geralmente mais espessa que o normal e com cores geralmente escuras ou brilhantes (porque “absorvem” a radiação melhor que o branco).

Essas roupas são geralmente sintéticas, porque as fibras naturais oferecem menos proteção, e são tratadas com substâncias que os tornam completamente semelhantes a um filtro solar protetor, mas elas podem perder suas características após repetidas lavagens ou se estiverem muito apertadas e, portanto, “esticarem” a pele.

23 de março de 2022 — MVB Modas