Existe algo mais prazeroso do que chegar em casa após um dia exaustivo, tirar os sapatos, tomar um banho e vestir o pijama? Se existe, eu desconheço. Poucos prazeres chegam perto de sensação de relaxamento que esse hábito diário nos traz.


Por que usar pijama?


Sabia que, na hora que tomamos banho, antes de deitar, e colocamos o pijama, o corpo já entende que é hora de relaxar? Ou seja, o ato de colocar o pijama é parte fundamental do ritual do sono, principalmente para quem sofre para dormir. Isso significa que usar pijama ajuda, sim, a melhorar a qualidade do sono!





O pijama hoje

Com a moda europeia de usar pijamas totalmente espalhada por outros países, novos tecidos e modelagens foram sendo implementados para essa nova forma de se vestir. Inclusive, a indústria têxtil tem um papel importante nesse processo: não mais as pessoas costuram as próprias roupas nas máquinas de costura em casa. Os pijamas começaram a ser produzidos em larga escala, e a compra tornou-se muito mais fácil.
Na transição para a modernidade, é importante pontuar dois acontecimentos importantes: uma nova forma de pijama feminino foi inventada. Os chamados baby-doll femininos, que consistem em blusas sem mangas que cobrem até o quadril, além dos conjuntos baby-doll, visando mais conforto. E, devido à Primeira Guerra Mundial, novos pijamas masculinos foram criados: as calças e camisetas de tecidos mais leves eram mais confortáveis para os militares vestirem na hora do descanso, e ainda evitavam gastar ainda mais as roupas de combate.

Como Escolher o Pijama Ideal


A estação do ano geralmente rege o clima de determinada região por um certo período de tempo, e claro, as roupas que usamos precisam ser de acordo com o clima, afinal, ninguém quer passar frio nas noites de inverno, e nem calor no verão, né mores?!

Durante o sono a maior parte dos nossos músculos ficam inativos, isso acarreta o gasto de menos calorias, que por sua vez, faz com que a temperatura do nosso corpo diminua. É por isso que em algum momento da madrugada você sente grande necessidade de se cobrir, e se você dorme com alguém, é a partir daí que a guerra da puxada de cobertores começa. Para evitar brigas, opte por pijamas longos e com calça para os dias mais frios, e pijamas como o baby-doll para o calor.

E lembre-se que apesar de você usar pijamas apenas dentro de casa e para deitar-se na sua cama, que são considerados lugares limpos, ainda assim é necessário cuidar da higiene das peças que você usa para dormir, pois depois de determinado tempo de uso, a vestimenta pode ter odor forte e ser um grande foco de ácaros.





Acerte na hora de escolher


Os modelos mais adequados de pijamas precisam ser confortáveis e seguir alguns quesitos:

• Tecido confortável,
• Tamanho adequado,
• Não pode ser justo demais,



Para encerrar, temos outros segredinhos para dormir bem:

• Quarto arrumado;
• Quarto ligeiramente frio;
• Colchão de qualidade;
• Aromatizante de lavanda ou algum aroma que traga boas sensações.
Agora é só relaxar e boa noite!





Gostou dessas dicas? Acompanhe mais em nosso blog! Novidades sobre o mundo da moda, e muito mais.
07 de abril de 2022 — Atendimento MVB Modas